LINGUAGEM CORPORAL: RECONHEÇA SE HÁ INTERESSE DA OUTRA PESSOA EM VOCÊ

Saber reconhecer se seu ouvinte está interessado no que você está dizendo pode ser o que faltava para você conseguir fechar um negócio ou conseguir aquele emprego tão sonhado.

Se uma pessoa está interessada em alguém ou em algo, seu corpo se inclina em direção à ele.

O corpo mostra abertamente seu interesse à pessoa ou objeto quando o olhar, inclinação e tensão do corpo estão em direção do objeto/pessoa de interesse.

Às vezes existe o interesse, mas a razão reprova esse sentimento, messe caso pode-se perceber o interesse por meio da direção do olhar.

Por exemplo, o corpo pode estar em direção oposta à pessoa/objeto do interesse. O olhar, sem as partes do corpo acompanharem, representa um interesse velado, um interesse que é reprovado pela razão, pois a linguagem corporal é inconsciente.

“Você precisa estar alerta para perceber os olhares – podem durar apenas uma fração de segundo.”

Pierre  Weil – O Corpo Fala

Observe o homem circulado na figura abaixo, ele está com o corpo inclinado na direção oposta de quem está falando, isso já pode ser um indicativo de desinteresse.

Apresentação1

O que, então, diferenciaria a resistência do desinteresse?

Perceba que nesta imagem o homem está com o corpo relaxado, o que na linguagem corporal quer dizer que aquilo que a mulher está apresentando não merece atenção.

Percebendo isso a mulher pode: tentar uma abordagem diferente no jeito de falar, trocar o assunto ou poupar suas energias e finalizar o que estava falando.

Percebe como uma interpretação dessa pode te auxiliar à atingir seus objetivos?

Quando nota-se que o ouvinte está com resistência ao que está ouvindo podemos tentar supor quais são suas objeções e dar soluções antes mesmo que o ouvinte se pronuncie. No caso do desinteresse precisa-se tocar as emoções de quem está ouvindo, pois sua linguagem corporal demostra que ele não está minimamente comovido com o seu discurso.