OS 4 PASSOS DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA

#1 OBSERVAR:

O primeiro passo para uma comunicação empática é observar o comportamento/fala do outro sem fazer julgamentos sobre ele. Treine no seu dia a dia e irá perceber que julga as pessoas muito mais do que imaginava. Quer se aprofundar nesse passo a passo? Confira a série de vídeos que preparei para você clicando AQUI.

Post Instagram 17

#2 EXPRESSAR OS SENTIMENTOS:

O segundo passo é identificar quais são os sentimentos que estão por trás ao você comunicar algo. Você está comunicando o que sente ou está atribuindo seu sentimento à ação do outro?

Post Instagram 35

#3 EXPRESSAR AS NECESSIDADES:

O terceiro é perceber que por traz de uma comunicação há uma necessidade querendo ser saciada. Ela pode estar velada ou explícita. A maioria das pessoas quando comunica o que está sentindo espera que o outro deduza o que ela necessita. Por exemplo alguém que expressa “Estou com sede”, achando que o outro vai entender “Necessito de água”.

Post Instagram 56

#4 FAZER UM PEDIDO:

O último passo é fazer um pedido que satisfaça nossas necessidades. A maioria das vezes pedimos às pessoas para não fazerem algo. Esse tipo de informação pode ser um tanto vaga sobre o que necessitamos.

Por exemplo, a mulher diz ao marido “Gostaria que você trabalhasse menos”, o marido então, sai mais cedo do trabalho todos os dias e vai para a aula de tênis. A mulher fica chateada, porque na verdade o que ela gostaria de ter pedido era que o marido jantasse todos os dias com ela, pois se sentia muito sozinha.

Apenas esses 4 ajustes na comunicação já promovem impactos gigantes em erros de comunicação, brigas e maus entendidos. Para se aprofundar mais nesses 4 passos eu fiz um e-book que você pode baixar GRATUITAMENTE clicando AQUI.