COMO LIDAR COM A TIMIDEZ DE FALAR EM PÚBLICO

Sabe aquele frio na barriga no dia em que você precisa falar em público?

Aquela sensação que o coração foi parar na garganta e que a sua voz não vai sair?

Isso é mais comum do que você imagina e saiba que lidar com essas sensações é questão de treino.

Em primeiro lugar, você precisa desenvolver a autoconfiança, quanto mais seguro você estiver antes da apresentação pública mais fácil será fazê-la.

Você deve estar se perguntando, como é que desenvolvo a autoconfiança?

É exatamente sobre isso que quero falar com você hoje. Tenho 3 dicas para você lidar com esse sentimento de timidez.

#1 CONTEÚDO: Estudar o conteúdo que você vai apresentar é muito importante, porque se você estiver seguro em relação às informações que você irá falar já te dará um sentimento de segurança maior.

Você pode estudar o conteúdo escrevendo sobre ele, ler o material e gravar essa leitura no celular e ouvi-la enquanto estiver fazendo outras atividades. Esse tipo de estudo ajudará a evitar os brancos na hora de falar em público.

#2 LINGUAGEM CORPORAL: Treine o seu corpo a responder de forma automática, sem que você precise ficar pensando nele, para não distrair a sua atenção durante a apresentação.

Simule a apresentação quando você estiver em casa, faça os gestos que você gostaria de fazer na hora em que estiver em público. Faça como os bailarinos, ensaie os movimentos dias antes de entrar no palco. Faça isso mentalmente também, se imagine no momento da apresentação e visualize os movimentos, a sua postura no momento, imagine você agindo do jeito ideal, do jeito que acredita ser a apresentação perfeita. Isso é um treino mental para o corpo, que faz com que no momento da apresentação ele se movimente do jeito que você quer, sem você precisar ficar pensando nele.

#3 TREINO CEREBRAL: Os gestos e posturas corporais, ativam regiões específicas do cérebro. Com o seu corpo você pode ativar as regiões responsáveis pelo sentimento de bem-estar.

No dia da apresentação, principalmente minutos antes de falar em público, sorria. Fique um tempo sorrindo, se você estiver de frente para um espelho, melhor ainda. Essa linguagem corporal do sorriso, ativará regiões do seu cérebro que ajudarão a inibir a baixa autoestima, portanto ajudará muito na timidez.

Quanto mais você praticar esses 3 exercícios mais você sentirá os efeitos positivos deles nessas ocasiões decisivas. Faça-os diariamente, trabalhe sua autoconfiança com essas dicas e você se sentirá melhor, verá resultados não só nas apresentações em público, mas nas suas relações profissionais e pessoais.

Quer saber como se aprofundar nesses treinos? Eu criei um curso com o passo a passo para você treinar a sua linguagem corporal e verbal e com isso criar maiores conexões com o seu ouvinte. Confira como as LINGUAGENS QUE CONECTAM promoveram mais conversões de vendas, melhores apresentações em público e muito mais, clicando AQUI.