COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO

Nós estamos vivendo uma era de mudanças gigantes. Estamos no meio de uma revolução digital que está alterando o mercado de trabalho de forma sem precedentes na história.

Muitas profissões estão sendo automatizadas pela tecnologia e muitos cargos e trabalhos estão sendo criados. É difícil perceber uma mudança enquanto ela está acontecendo, normalmente achamos que ela não vai afetar a nossa vida, até sermos atropelados por ela.

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em seu livro dedicado ao assunto, escreve:

(…) acredito que hoje estamos no início da Quarta Revolução Industrial. Ela teve início na virada do século e baseia-se na revolução digital. É caracterizada por uma internet mais ubíqua e móvel, por sensores menores e mais poderosos que se tornaram mais baratos e pela inteligência artificial e aprendizagem automática (ou aprendizado de máquina).

O autor segue explicando a diferença desta para a terceira revolução industrial que reside no fato de as tecnologias se tornarem cada vez mais integradas e sofisticadas, fazendo com que a automação transforme a sociedade e a economia global de forma sem precedentes.

Um dos exemplos disso é a robótica avançada, como coloca Schwab:

“Em breve, o rápido progresso da robótica irá transformar a colaboração entre seres humanos e máquinas em uma realidade cotidiana”.

O que diferencia os profissionais é justamente a capacidade de perceber essas mudanças enquanto elas estão acontecendo, porque aí você pode se preparar para ela. Quem se atualizar primeiro sai na frente.

Agora é a era pós-digital, onde a inteligência artificial está se desenvolvendo em crescimento exponencial.

pexels-photo-711009

O Fórum Econômico Mundial fez um relatório sobre o Futuro do Emprego e um dos resultados apontam quais serão as habilidades que o mercado de trabalho irá exigir dos trabalhadores em 2020, são elas:

#1 RESOLUÇÃO COMPLEXA DE PROBLEMAS

#2 PENSAMENTO CRÍTICO

#3 CRIATIVIDADE

#4 GESTÃO DE PESSOAS

#5 TRABALHO EM EQUIPE

#6 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

#7 JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO

#8 ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO

#9 NEGOCIAÇÃO

#10 FLEXIBILIDADE COGNITIVA

A incerteza fundamental provocada pela Quarta Revolução Industrial tem a ver com a quantidade de postos de trabalho que serão substituídos pela automação. A razão pela qual o trabalho humano ainda prevalece nesse contexto de avanços tecnológicos relaciona-se com a capacidade de adotar e adquirir novas habilidades por meio da educação.

Portanto, aprender e desenvolver as habilidades que não podem ser substituídas por robôs é a saída.

Sabe o que nos diferencia dos robôs?

As nossas habilidades genuinamente humanas!

Nossa capacidade de:

EMPATIA

EMOÇÃO

CRIATIVIDADE

AS HABILIDADES INTERPESSOAIS

O AUTOCONHECIMENTO

RESILIÊNCIA

LINGUAGEM CORPORAL

São essas habilidades que precisamos aprimorar para sermos bem-sucedido no século XXI. Eu preparei um e-book para você desenvolver sua habilidade interpessoal, ele é gratuito e você pode baixa-lo em https://linguagensqueconectam.com.br/ebook.

Os conteúdos do Linguagens que Conectam foram criados justamente para ajudar a você desenvolver as habilidade do futuro.