LEITURA CORPORAL EM 3 PASSOS

A linguagem corporal tem frases, pontuações e palavras, assim como a linhagem verbal. Olhar apenas um gesto ou uma parte do corpo é como olhar para uma palavra, sozinha ela tem alguns significados, mas ela só tem um real sentido quando vemos ela em uma frase. Com o corpo acontece da mesma forma, temos que observar os gestos corporais em ação, percebendo a frase que está sendo dita com a linguagem corporal.

Para fazer essa leitura mais assertiva você precisa seguir esses passos:

#1 LEITURA GLOBAL:

Leia os gestos corporais em grupos. Um dos maiores erros é interpretar cada gesto isoladamente, porque uma mesma posição corporal pode ter significados diferentes. Você precisa observar pelo menos 3 gestos corporais para fazer uma leitura mais precisa.

#2 OBSERVE AS INCOERÊNCIAS:

A observação da linguagem corporal e suas incoerências entre os gestos do corpo e as incoerências entre as palavras ditas e os gestos corporais são a chave para a interpretação. Entender essas contradições te dão parâmetros para mudar de estratégia na sua comunicação, de acordo com aquilo que você está lendo do outro.

#3 VEJA O CONTEXTO:

Assim como o passo 1, precisamos de uma leitura global para fazer boas interpretações. Além de ver a linguagem corporal do corpo inteiro, você não pode deslocá-la do contexto em que uma atitude corporal está acontecendo, se não você pode confundir frio com resistência, por exemplo.

Seguindo esses 3 passos você irá diminuir muito os maus entendidos e erros de interpretação.