COMO FECHAR UM NEGÓCIO EM 3 MINUTOS

Hoje em dia, muito se tem comentado sobre as startups e as organizações exponenciais. Para quem está acostumado com esse contexto, já deve ter ouvido diversas vezes a expressão “fazer um pitch”.

Para quem não faz a mínima ideia do que eu estou falando, Pitch é um discurso que leva em torno de 3 minutos, pode ser uma apresentação pessoal ou sobre o seu negócio/empresa.

Além do mundo das startups, se você é autônomo, professor e empreendedor esse texto também é para você. Se você tem interesse em vender algum produto/serviço ou deseja conseguir um investimento segue nesse texto que vou te dar algumas dicas.

Em 3 minutos de discurso não dá para contar apenas com as palavras para impressionar o seu ouvinte. Portanto, se você quer ser carismático, confiante, altamente persuasivo, use a linguagem corporal e a comunicação empática para fazer um pitch extraordinário.

Como fazer um pitch extraordinário?

#1 LINGUAGEM CORPORAL CARISMÁTICA: A expressão que tem maior poder de despertar a empatia é também a mais básica e simples delas e na maioria das vezes, com o nervosismo acabamos esquecendo: O SORRISO! Esboce um singelo sorriso enquanto estiver fazendo o seu discurso, essa linguagem corporal naturalmente irá modelar o seu tom de voz para um som mais agradável para o ouvinte.

Outro recurso para ser carismático é falar de peito aberto. Evite ficar de braços cruzados, ou com os ombros caídos para frente, isso acaba demostrando incerteza e insegurança.

#2 LINGUAGEM CORPORAL DA CONFIANÇA: Deixe suas pernas levemente separadas, mesmo que você seja uma mulher, essa posição comunica maior firmeza e confiança. Sabe a autêntica posição dos super-heróis? É exatamente essa imagem de superpoderoso que você irá comunicar.

#3 COMUNICAÇÃO EMPÁTICA: As formas mais persuasivas de comunicação, estudadas pelo neuromarketing, são aquelas que despertam emoções no ouvinte, principalmente a empatia. Nada mais empático do que você contar um pouco do que te motivou a fazer o que você faz (negócio ou serviço), explicando a partir dos seus sentimentos. Você pode se aprofundar nas linguagens que geram empatia baixando gratuitamente o e-book: PASSO A PASSO DA LINGUAGEM CORPORAL E DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA.

#4 LINGUAGENS QUE CONECTAM: Ao fazer um pitch, deixe suas mãos visíveis e evite ficar com as pernas cruzadas. As palmas das mãos vão comunicar sinceridade e as pernas, quando elas estão se movimentando muito, dão a sensação de incerteza ao ouvinte.