COMO DETECTAR UMA MENTIRA

Quando uma pessoa conta uma mentira acontecem reações verbais e corporais com o mentiroso. Algumas dessas reações são automáticas, ou seja, iniciadas inconscientemente e outras são conscientes feitas para tentar encobrir a mentira.

Mentir é muito mais comum do que normalmente as pessoas imaginam. A Universidade de Massachusetts fez um estudo sobre o assunto e constatou que 60% das pessoas mentem pelo menos uma vez a cada 10 minutos de conversa.

De maneira geral após uma mentira o mentiroso tem 3 reações:

#1 RESPOSTA EMOCIONAL: Ele acabou de mentir e começa a pensar as possíveis consequências desse ato, pode manifestar sentimentos de culpa, medo e estresse.

#2 REAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Se o mentiroso estiver sentindo um dos sentimentos descritos acima, seu sistema nervoso irá reagir com seu mecanismo natural de “luta ou fuga”. Isso pode fazê-lo tamborilar os dedos, ficar com o corpo inquieto, falar e movimentar os olhos rapidamente, dilatação da pupila, aumento da frequência respiratória e voz trêmula.

#3 RESPOSTA COGNITIVA: Essa última reação é uma ação mental e física que tenta disfarçar os sinais que ele acha que irão denunciá-lo, então se ele estiver com as mãos trêmulas, por exemplo, pode escondê-las nos bolsos ou atrás da mesa. Geralmente, o mentiroso tem consciência dos sinais mais óbvios e tenta escondê-los ou controla-los.

Se você quer se aprofundar na linguagem corporal e aprender a detectar a resistência, o interesse e o desinteresse também, pode baixar gratuitamente o e-book que fiz sobre isso clicando no link abaixo:

BAIXAR E-BOOK DE LINGUAGEM CORPORAL