O QUE TODO VENDEDOR GOSTARIA DE SABER SOBRE SEU CLIENTE

Se você já vendeu ou tentou vender alguma coisa para alguém já deve ter desejado adivinhar o que ela estava pensando, para você conseguir converter a venda.

Se isso já passou pela sua cabeça eu estou aqui para te contar como fazer isso 😊.

Parece muito bom para ser verdade?!

Se eu não estudasse sobre linguagem corporal, talvez também achasse que seria impossível saber quais são as intenções da outra pessoa, sem ela precisar dizer isso para mim com as palavras.

O fato é que os gestos corporais contam para nós se o nosso potencial cliente está interessado, desinteressado ou resistente àquilo que queremos oferecer. Saber fazer a leitura desses três estados emocionais da outra pessoa, nos permite aumentar nossas vendas.

Resistência 1

Vamos observar o homem da imagem acima e fazer a leitura corporal dele. Primeiro verificamos o contexto em que se encontra a cena, depois percebemos a inclinação do tronco. Observe que apesar do tronco do homem estar inclinado em direção à mulher (o que poderia ser interpretado como interesse), seus ombros e mãos estão tensos. Outra postura a ser percebida são as posições dos braços que estão escondendo o coração. Desta forma o corpo demostra sua rejeição ao que está diante dele (o que pode ser interpretado por resistência).

A sua abordagem como vendedor ao notar uma resistência na linguagem corporal do possível cliente será completamente diferente do que se ele estiver interessado. Quantas vezes os clientes dizem não estar interessados em nossos produtos/serviços somente para baixarmos o preço? Fazer a leitura corporal do interesse dele, te dá margem para ser um pouco mais resistente na negociação. Ou fazer a leitura da resistência te dá o alerta que você precisa desmontar algumas objeções do seu cliente antes de iniciar a venda propriamente dita.