VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O SÉCULO XXI?

Você está preparado para trabalhar na Quarta Revolução Industrial? Você irá se adaptar a um mundo onde as tecnologias vão se tornar cada vez mais integradas e sofisticadas, fazendo com que a automação transforme a sociedade e a economia global de forma sem precedentes?

Você já deve ter sentido os impactos dessa gigante transformação que vem acontecendo no mundo. Se já sentiu, venho aqui te dizer uma coisa: ela vai continuar! Se você quer estar melhor preparado para esse futuro gigante e não ser engolido pela onda, dá uma olhada no que vou escrever a seguir para você poder surfar essa onda.

Afinal, o que é essa tão falada Quarta Revolução Industrial?

Em suma, trata-se de uma revolução industrial iniciada no século XXI e que tem como base a revolução digital, a internet, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina.

Se caracteriza pela velocidade com que ela ocorre (ritmo exponencial); sua amplitude e profundidade (modifica não apenas “o que” e “como” fazemos as coisas, mas também “quem” somos) e o impacto sistêmico que ela provoca (transforma sistemas inteiros que envolvem países, empresas, indústrias e toda a sociedade).

Um dos exemplos disso é a robótica avançada, que em breve, irá transformar a colaboração entre seres humanos e máquinas em uma realidade cotidiana. Outro exemplo é o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, devido ao desenvolvimento de tecnologias na medicina.

Nesse contexto de rápidas mudanças, se faz necessário nos adaptarmos à nova realidade. E é aí que entram as habilidades do futuro. Atributos que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa e que serão necessários a profissionais de todas a áreas.

  • Habilidades socioemocionais: que é caracterizada pela resiliência, empatia, autoconfiança e a capacidade de mediar conflitos de forma pacífica.
  • Criatividade: capacidade de adaptação e inovação a partir dos estímulos em que o mundo apresenta.
  • Protagonismo: engajamento e proatividade em transpor os desafios necessários ao próprio desenvolvimento e à realização de algum projeto/tarefa.

Essas são as principais habilidades necessárias para o século XXI e podem ser desenvolvidas em qualquer pessoa, de qualquer idade.