O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em seu livro dedicado ao assunto, escreve:

(…) acredito que hoje estamos no início da Quarta Revolução Industrial. Ela teve início na virada do século e baseia-se na revolução digital. É caracterizada por uma internet mais ubíqua e móvel, por sensores menores e mais poderosos que se tornaram mais baratos e pela inteligência artificial e aprendizagem automática (ou aprendizado de máquina).

Em suma a diferença desta para a terceira revolução industrial reside no fato das tecnologias se tornarem cada vez mais integradas e sofisticadas, fazendo com que a automação transforme a sociedade e a economia global de forma sem precedentes.

Um exemplo disso é o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população.

Hoje vivermos em uma sociedade na qual se espera que mais de um quarto das crianças nascidas hoje nas economias avançadas viva até os 100 anos, ou seja, teremos de repensar certas questões, como: idade ativa da população, aposentadoria e planejamento individual de vida.

As razões que Schwab apresenta para justificar a existência dessa Quarta Revolução Industrial são três: a velocidade com que ela ocorre (ritmo exponencial); sua amplitude e profundidade (modifica não apenas “o que” e “como” fazemos as coisas, mas também “quem” somos) e o impacto sistêmico que ela provoca (transforma sistemas inteiros que envolvem países, empresas, indústrias e toda a sociedade).

Resumindo, trata-se de uma revolução industrial iniciada no século XXI e que tem como base a revolução digital, a internet, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina.

Você já está preparado para tudo isso?