5 DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL EM GRUPO

Eu pedi no meu Instagram que me mandassem sugestões de temas para que eu produzisse conteúdos de acordo com as necessidades de vocês e eis que o @lucao.fbmacedo me descreve a seguinte situação:

7 pessoas irão apresentar um trabalho profissional, durante 15 minutos e que haverá a participação de todos e me pergunta quais são as melhores posturas corporais.

A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: Será que todas as 7 pessoas precisam fazer a apresentação?

Num primeiro momento pode ser visto como intimidador para o expectador, 7 pessoas chegarem para fazer uma apresentação profissional. Mas assumindo que não existe outra alternativa e que todas elas precisam realmente estar ali, tenho algumas coisas importantes para recomendar:

#1 Preste mais atenção no seu corpo quando você não estiver falando.

Não estamos acostumados a pensar na nossa linguagem corporal quando estamos falando, imagina então quando estamos apenas ouvindo. Durante a fala dos seus colegas evite ficar fazendo movimentos muito bruscos, para não desfocar a atenção da pessoa que está com a palavra. Evite também ficar encostado na parede, mesa, outras pessoas, para não comunicar desinteresse e desdém com a fala do colega.

#2 Cuidado com a disposição no espaço.

As 7 pessoas devem preencher o espaço de forma equilibrada, evitando ficarem amontoados em um lado só, ou em “fila”, ou até mesmo na frente ou atrás de algum colega que irá compartilhar a apresentação.

#3 Leitura do ouvinte.

Aproveite quando você não estiver falando para observar o expectador, fazendo a leitura se ele está interessado, desinteressado ou resistente à apresentação que está sendo feita. Isso te dá informações importantes para alterar a estratégia de comunicação no seu momento de falar.

#4 Combine TUDO com o grupo.

Para ser um discurso agradável ao expectador, as pessoas que irão apresentar precisam estar em sinergia, isso quer dizer que antes da apresentação vocês precisam combinar sobre todas as possibilidades. Quem irá apresentar o grupo, quem irá responder as perguntas, em que lugar do espaço cada pessoa irá ocupar, como será a transição de uma fala para a outra e etc.

#5 Saiba o discurso de todos.

É importantíssimo cada um saber sobre o que o outro irá falar, porque isso dá uma coesão bacana para a apresentação e também te dá recursos para se dar bem em situações imprevistas.

#6 Quem é que está falando?

A pessoa que está com a palavra, é ideal que ela esteja em um lugar de maior destaque, para que todos os ouvintes foquem nela. Posições como no meio, ou um passo a frente dos demais já dá esse destaque. Também é importante que a pessoa que esteja falando transforme a sua linguagem corporal para uma maior ênfase do peito e maior gesticulação das mãos, para se destacar das posições de ouvinte que são mais neutras.