Saber utilizar uma linguagem diferente, que melhor se adeque a cada pessoa é o que faz a diferença para conseguir uma comunicação mais eficiente. Se ao comunicar algo a alguém você conseguir utilizar estratégias que a própria pessoa utilizaria para se comunicar com você, torna a comunicação mais limpa e fluída.
Existem diversas técnicas e teorias que servem de ferramentas para ler a personalidade das pessoas e a partir disso se relacionar com elas de uma forma mais adequada a partir dessas informações, e claro, também serve como autoconhecimento para você.
Hoje eu quero mostrar o Eneagrama, que foi introduzido no ocidente por Gurdijieff, conhecido como um símbolo utilizado pelos Sufis e Oscar Ichazo fez a relação do conhecimento do Eneagrama com os 9 tipos humanos.
Essa técnica classifica as pessoas dentro de um espectro de 9 tipos diferentes, porém dentro de cada um existe de forma recombinada todos os 9, mas sempre há uma predominância de 1. Reconhecer o seu tipo predominante e o da pessoa que você está se comunicando te proporciona uma melhor leitura da personalidade, valores e formas de pensar dela, o que por sua vez te dá informações preciosas para escolher a melhor estratégia de comunicação, aumentando assim seu poder de persuasão, liderança e empatia.
Então vamos a um resumo do psicanalista Wanderley Paes sobre os 9 tipos:
#1 O PERFECCIONISTA: Busca sempre a excelência. Evita ser crítico inicialmente, mas pode agir de forma dogmática e ser um julgador crítico e rígido para consigo e com o semelhante. Possui uma válvula de escape secreta.
PALAVRA CHAVE: Dissimulado.
#2 O DOADOR: Aprendeu desde criança que seu valor depende da aprovação dos outros. É generoso, simpático, adula as pessoas, porém age de forma vingativa quando seus esforços não são apreciados.
PALAVRA CHAVE: Carente, quer chamar atenção.
#3 O REALIZADOR: Entusiástico e competitivo. É um grande líder, disfarça suas derrotas dando a elas ares de vitória.
PALAVRA CHAVE: Competitivo.
#4 O ROMÂNTICO: Lamenta-se por aquilo que perdeu ou aquilo que ainda não possui, não valorizando muito o que já possui.
PALAVRA CHAVE: Dramático, pessimista, colecionador.
#5 O OBSERVADOR: Culto e criativo, observa a vida como um grande jogo de xadrez, mas tem receio de ser uma das peças do jogo.
PALAVRA CHAVE: Reservado, pesquisador.
#6 O PARADOXAL: Do contra, pode ao mesmo tempo ser leal e cínico.
PALAVRA CHAVE: Do contra.
#7 O OTIMISTA: Procura sempre evitar a dor e o sofrimento. Sempre passa ideias otimistas mesmo em situações críticas.
PALAVRA CHAVE: Bem-humorado, adora pegadinhas e trotes.
#8 O CONFRONTADOR: Gosta de bater de frente com tudo e com todos.
PALAVRA CHAVE: Boca dura, coração mole.
#9 O CONCILIADOR: Julga os ideais alheios mais importantes que os seus. Não se sente confortável quando o observam.
PALAVRA CHAVE: Protelador.