COMO APRENDER NOVAS HABILIDADES

Quando fazemos o movimento de levantar um copo d´água são acesas algumas regiões do nosso cérebro responsáveis por fazer esse movimento, porém quando observamos uma pessoa bebendo um copo d´água essas mesma regiões são acionadas.

Para o cérebro não tem grandes diferenças se estamos enxergando aquele movimento ou se estamos executando ele. Esse mecanismo do neurônio espelho, nos ajuda muito no desenvolvimento pessoal e na alta performance.

Isso quer dizer que podemos treinar o cérebro por meio do treino do corpo e ter os resultados na performance cognitiva e emocional. Podemos treinar com o corpo aspectos da personalidade que queremos mudar, assim a transformação se torna mais natural e sem tantos sacrifícios.

Treinar com o corpo um aspecto que quer desenvolver ou aprimorar, é ensinar o cérebro os caminhos que ele tem que percorrer para conseguir melhorar a performance desse aspecto.

Por exemplo você deseja desenvolver equilíbrio emocional, então o primeiro passo é treinar o equilíbrio corporal, fazemos isso buscando posturas que nos façam desiquilibrar, como tirar um dos pés do chão ou subir na meia ponta. Isso vai ensinar o seu cérebro quais os caminhos neuroais ele tem que fazer quando está desequilibrado para retomar o equilíbrio.

Da parte motora você consegue transpor para sua personalidade. É mais fácil generalizar o conhecimento porque o seu corpo já conheceu o caminho, então ele ensina para os outros neuônios. Isso facilita o aprendizado desse aspecto emocional.

Se você quer facilitar esse aprendizado seu, use o corpo para isso. Use movimentos corporais que simulem essa transformação que você quer e isso vai ajudar que você transponha essa habilidade para o dia a dia.