3 DICAS PARA LER DE FORMA EFICIENTE

No texto de hoje irei te apresentar 3 dicas bem práticas para você guardar de forma eficiente seus conteúdos de estudos e leituras. Essas técnicas são baseadas na forma em que o cérebro humano funciona, criando estratégia para consolidar a longo prazo o que foi aprendido.

#1 Caderno de Leitura: Reserve um caderno para a sua leitura. Se você é daquelas pessoas (como eu rsrsrs) que lê mais de um livro ao mesmo tempo, sem esperar um acabar para começar o outro, pode usar apenas um caderno para todas essas leituras. O importante é que esse caderno seja apenas para você escrever sobre os assuntos que está aprendendo nos livros, sem misturar outras coisas como lista de afazeres, listas de compras, sonhos e ideias nele.

#2 Síntese: A cada final de ciclo faça uma síntese de no máximo um parágrafo, sobre aquilo que você leu. Chamo aqui de final de ciclo quando você finalizar um capítulo ou trocar de livro. Se você finalizou um capítulo e for continuar a leitura, antes de seguir para o próximo capítulo faça essa síntese e continue a sua leitura. Mesmo se você parar um capítulo no meio e for trocar de livro, também faça essa síntese antes de continuar a leitura com o outro livro. Escreva sempre um paragrafo abaixo do outro, não importando se são assuntos diferentes ou se são livros diferentes, não separe os assuntos por cor, nem lugares diferentes do caderno.

#3 Mapa Mental: A cada 15 dias de leitura, leia os parágrafos que você escreveu de síntese dos últimos dias e em um parágrafo conecte os assuntos que você leu, buscando relações entre os capítulos, entre os livros e entre seus conhecimentos prévios. Após escrever, eleja 5 palavras que simbolizem essa grande síntese e escreva-as no seu caderno. Essas palavras servirão de palavras-chave para acessar de forma mais rápida o conhecimento aprendido, elas também funcionam como um mapa mental muito eficiente para acessar as informações do cérebro provando maiores insights e conexões entre os conhecimentos.