OS 5 MAIORES ERROS DE INTERPRETAÇÃO

O cérebro tem alguns vieses de percepção, que são tendências de que ele tem, que te fazem enxergar, compreender e interpretar o mundo e refletem em nossas comunicações, em como recebemos as informações das pessoas e como nos expressamos.

Muitas vezes esses vieses de percepção não correspondem totalmente com a realidade, justamente por isso acontecem vários erros de comunicação e brigas.

Hoje eu irei te apresentar 5 desses vieses:

#1 JULGAMENTO SUPERCONFIANTE: A gente tem a tendência de confiar demasiadamente no que a gente saber. Normalmente, nós temos a sensação que sabemos muito mais sobre os fatos do que realmente sabemos.

#2 PERCEPÇÃO TARDIA: Nosso cérebro tem a tendência de achar que ele já sabia qual seria o final de uma história. No nosso dia a dia isso ocorre de diversas formas, cada vez que uma pessoa nos conta alguma coisa, nosso cérebro tende a achar que aquele desfecho era previsível.

#3 CONFIRMAÇÃO: Nós tendemos a dar maior ênfase nas informações que confirmem aquilo que nós achamos e não dar muita atenção às informações que refutem nossa opinião. É como se as informações que confirmam nossos julgamentos ficassem maiores, ocupando mais espaço no cérebro do que as informações que contrapõem. Por ocupar maior espaço, achamos que tem em maior quantidade.

#4 CONSENSO FALSO: A gente tende a achar que a maioria das pessoas pensam e agem como nós. Muitas vezes deixamos de ouvir uma pessoa porque achamos que ela não irá dizer nada de diferente do que já ouvimos.

#5 CORRELAÇÕES ILUSÓRIAS: Nosso cérebro tende a ver correlações entre coisas que não necessariamente tem uma relação de causa e efeito. Transpomos nossas crenças e experiências pessoais para outras pessoas e comunicações.

Quer saber exemplos e implicações práticas desses vieses na comunicação?

Confere o vídeo que eu separei: