IDENTIFIQUE O QUE TE SABOTA

Os auto-sabotadores são aquelas vozes internas tagarelas, que não nos deixam chegar aos resultados que queremos. Eles fazem parte da forma como pensamos, enxergamos e vivenciamos tudo o que acontece conosco e com as pessoas a nossa volta.

O primeiro passo é identificar qual é o seu padrão de comportamento, qual sabotador normalmente toma conta de você. Por isso eu listei aqui os que são mais comuns e frases que eles falam dentro da sua cabeça.

#1 PERFECCIONISTA:

“Você não está pronto ainda”

“Precisa melhorar mais um pouquinho isso daqui…”

#2 PROTELADOR:

“Daqui a pouco eu faço”

“Na segunda-feira eu começo a dieta”

#3 PREGUIÇA MENTAL:

“É muita informação”

“Eu não tinha pensado nisso”

“Não planejo nada, deixo a vida me levar”

#4 VÍTIMA:

“A culpa é de…”

“Não consegui fazer porque a internet caiu”

“Estou esperando ele me entregar o relatório até agora”

#5 AUTOCRÍTICO:

“Eu não vou conseguir”

“Não sou bom o bastante”

“Esse é meu defeito”

Todos nós temos mais de um auto-sabotador e provavelmente eu não tenha listado todos que você consegue perceber em si mesmo. O importante é estar atento a eles e checar se está tomando decisões em sua vida por causa de seus valores e felicidade ou se é por causa da ação de um auto-sabotador.

Você vai perceber que nem sempre esses que eu listei te atrapalham, por exemplo o autocrítico, se você olhar para si e fazer uma reavaliação construtiva, com os pontos que você pode melhorar é uma coisa, a outra é quando você se autodeprecia e faz avaliações que não te impulsionam a melhorar, apenas te jogam pra baixo e sua autoconfiança vai junto.