NÃO GANHA O QUANTO ACHA QUE MERECE?

Sabe a sensação de que você deu o seu máximo e não foi reconhecido por isso? Por vezes sabe que poderia contribuir mais do que solicitam para você? Isso é mais comum do que a maioria das pessoas imagina. Eu sei que se você se sente assim por vezes pode ter pensado que só acontecia com você, mas eu recebo várias mensagens de pessoas me perguntando como podem fazer para que consigam o reconhecimento de todo o seu potencial.

Para isso mudar na sua vida, o primeiro passo é sair do papel de vítima e começar a trilhar um caminho proativo para mudar isso. Eu sei que se você está aquilo lendo esse texto é porque quer mudar esse cenário, então vamos entender o que está acontecendo.

98% dessas situações acontecem por uma falha de comunicação, como nós estamos aqui assumindo um mindset de crescimento, vamos optar por parar de culpar os outros e ver como podemos mudar nossa comunicação para conseguir conquistar tudo que desejamos.

Pode ter acontecido com você alguns desses 5 motivos:

#1 Falha entre o que você comunica e o que as pessoas entendem;

Existem alguns vieses no nosso cérebro que criam falhas na comunicação. Por exemplo o consenso falso, a gente tende a achar que a maioria das pessoas pensam e agem como nós e isso tem duas consequências principais: 1) não somos totalmente claros e eficazes achando que o ouvinte fará a interpretação e a ligação dos pontos como estamos imaginando; 2) muitas vezes deixamos de ouvir uma pessoa porque achamos que ela não irá dizer nada de diferente do que já ouvimos.

Com isso, você não se comunica da melhor forma imaginando que já está tudo subentendido e o ouvinte não ouve da melhor forma porque imagina que você não comunicará nada que ele já não saiba. Essa é a receita perfeita para maus entendidos!

Saber como o cérebro funciona, quais os vieses que existem nele e técnicas de comunicação eficazes são uma das alternativas para driblar isso.

#2 Entendem o que você disse, mas não dão o devido valor;

O processo de persuasão envolve a habilidade de empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa (com os olhos dela e não com os seus olhos no corpo dela) e entender suas necessidades. Com esse entendimento você consegue falar com ela como se a pessoa estivesse conversando com ela mesma.

A habilidade de persuasão não é utilizada apenas para vendas, você pode utilizá-la para uma entrevista de emprego, no momento de pedir um aumento, na gestão de equipe, enfim, em qualquer situação que envolva relações humanas, se você ouvir antes de tudo de forma empática, sua comunicação será bem mais eficaz.

#3 Você não prendeu a atenção das pessoas;

Não é apenas o que você diz que vai cativar as pessoas, mas como você diz. A forma de apresentar uma ideia, serviço ou produto faz diferença no resultado final. Para que as pessoas veem valor no que você faz, antes de tudo elas precisam prestar atenção em você, no que você está falando e em como você está agindo, é isso que vai fazer você se diferenciar da manada.

#4 Você não gerou valor e empatia;

Uma das formas de chamar a atenção das pessoas é gerando algum valor para ela, algo que faça a diferença na vida dela. Para você conseguir uma promoção ou um aumento, por exemplo, as pessoas irão te valorizar se antes de tudo, o que você faz está fazendo diferença na vida das pessoas que você trabalha, no faturamento da empresa e etc. Valor se gera com empatia, quando você assume uma posição ativa de ouvinte, escutando as necessidades que não estão sendo atendidas, nesse momento você têm ferramentas para saciar as necessidades e as pessoas valorizam quando suas necessidades são atendidas.

#5 Você se boicota;

Nosso cérebro adora a zona de conforto, então sempre prefere seguir pelos mesmos caminhos de sempre, isso quer dizer que para você ouvir e se comunicar de uma forma diferente do que tem feito, precisa sair dessa zona de conforto.

Sabe aquela frase: “Você acha que educação é cara, então experimenta a ignorância pra ver.” Educação não é um custo de tempo e energia, educação é um investimento e investir no seu desenvolvimento pessoal é o melhor investimento que você pode fazer para multiplicar o seu dinheiro, porque os resultados são incontáveis.

Quanto custa você se sentir realizado no trabalho?

Quanto custa você se sentir confiante e entusiasmado?

Quanto custa você ser você mesmo e deixar sua espontaneidade aflorar de forma carismática?

Quanto custa ter relacionamentos eficazes e harmoniosos?

Quanto custa você ter voz e ela ser ouvida?

Quando a gente sai da nossa zona de conforto e se propõe a estudar, se aprimorar e colocar tudo isso na prática, aos poucos os resultados vão surgindo na nossa vida e isso nos dá mais força e entusiasmo para continuar se aprimorando até atingir o próximo nível.

Não estou dizendo que a comunicação é uma fórmula mágica para você realizar os seus sonhos, ganhar mais dinheiro e ser promovido. Eu não acredito em sucesso sem conhecimento e sem colocar a mão na massa, o que quero dizer é que se você tiver as ferramentas certas o caminho será mais rápido.

Agora se você cansou de apenas sobreviver e quer viver, se desenvolver, desenvolver uma comunicação eficaz, aqui no blog e no canal do Youtube Linguagens que Conectam têm diversos conteúdos gratuitos para você colocar a mão na massa e ter resultados acima da média que você está acostumado.

Agora se você quer entrar para o clube das pessoas que fazem as coisas acontecerem, no dia 11 de março às 19h eu farei uma aula ao vivo, 100% online e 100% gratuita com várias ferramentas de comunicação, com o tema: Como lidar com pessoas difíceis no trabalho, se você quer assistir é só se inscrever na minha lista de e-mail que eu irei enviar o link para você. Para se inscrever gratuitamente, clique no link abaixo:

[Clique aqui para assistir a aula ao vivo]