2 DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

#1 O que você tem para dizer?

O que vai nortear a apresentação é a ideia central do que você quer comunicar. Portanto, antes de você pensar COMO você irá se apresentar, planeje O QUE você tem para dizer. A sua ideia pode ser uma pesquisa, uma oportunidade de negócio, alguns insights sobre algo, etc.

#2 Como você vai dizer?

“Como apresentar uma ideia é tão importante quando a própria ideia” Aristóteles.

Não adianta você ter uma grande ideia que pode impactar a vida das pessoas, se a sua linguagem não conseguir fazer essa mensagem chegar até as pessoas.

Hoje em dia nós vivemos uma overdose de informações, então a primeira coisa é que a sua ideia precisa chamar a atenção do expectador e depois sustentar essa atenção. Você só irá conseguir isso se entregar algum valor em forma de conteúdo, ou seja, entregar algo que as pessoas querem, algo que irá transformar suas vidas.

Há uma grande diferença entre o que você considera transformador e a mensagem que chega para o expectador. Você está conseguindo comunicar todo o valor que a sua ideia tem? Se você não está conseguindo, vou te dizer que existe técnica para isso, maneiras de se comunicar que cativam e prendem a atenção do ouvinte. Saber a intensidade e o momento de inserir gatilhos mentais, fazem toda a diferença.

Quando você recria a sua ideia no cérebro da outra pessoa, acontece uma espécie de magia, porque você acende dentro dela o entusiasmo. Você só vai atingir isso se usar uma linguagem que o seu ouvinte tem acesso, com seus conceitos, pressupostos e valores, só assim você conseguirá atingi-los de forma visceral.