2 DICAS PARA LER A RESISTÊNCIA NA LINGUAGEM CORPORAL

Em geral a resistência pode ser observada quando a pessoa utilizado de objetos ou do próprio corpo para formar uma barreira entre ela e o interlocutor, como se fosse uma trincheira de guerra. Quando alguém está ouvindo algo que não lhe agrada ou que vai contra suas ideiaias e/ou valores é provável que ela se mostre resistente e utiliza de todas as formas da comunicação para “contra-atacar”, por isso sua linguagem corporal aparenta uma amardura.

Resistência 1

Vamos observar o homem da imagem e fazer a leitura corporal dele. Primeiro verificamos o contexto em que se encontra a cena, depois percebemos a inclinação do tronco. Observe que apesar do tronco do homem estar inclinado em direção à mulher (o que poderia ser interpretado como interesse), seus ombros e mãos estão tensos.

A tensão excessiva dos músculos é elemento importantíssimo para a interpretação da resistência, porque a contração da musculatura é um movimento involuntário do corpo, isso quer dizer que por mais que a pessoas simule com a linguagem corporal, por exemplo deixando o peito aberto para não demostrar sua resistência, podemos ler seus verdadeiros sentimentos por meio da contração dos músculos.

Outra postura a ser percebida são as posições dos braços que estão escondendo o coração. Desta forma o corpo demostra sua rejeição ao que está diante dele.

A mesma resistência apresentada na imagem 1 também pode ser observada na imagem 2, com outra linguagem corporal.

Resistência5

Olhando para a mulher da imagem 2, perceba que desta vez a inclinação do tronco está para o lado oposto do homem, como se ela buscasse ficar o mais longe possível dele.

Veja que a mulher também apresenta tensão nos ombros, mãos e pernas. A posição de seu braço direito cria uma “barreira” entre ela e o homem e suas mãos buscam se agarrar aos joelhos.

Resumindo, as 2 coisas mais importantes para identificar a resistência são:

#1 Tensão dos músculos.

#2 Criar uma barreira entre o interlocutor e o ouvinte.