SEU DISCURSO ESTÁ AGRADANDO? SAIBA RECONHECER COM A LEITURA CORPORAL

A linguagem corporal é o comportamento humano que não pode ser transmitido completamente apenas por palavras. Alguém à sua frente cruza ou descruza as pernas, vira as palmas das mãos para cima, engata o pé direito na cadeira.

Tudo isso são gestos inconscientes, por isso estão relacionados com o que se passa no interior das pessoas.

Quer saber o que eles significam?

Continue conectado com o Linguagens que Conectam que você irá aprender.

A linguagem do corpo, fala sobre as aspirações da pessoa, o que ela pensa e o que está sentindo.  Ler o corpo, representa perceber sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mesmo considerando o tom de voz.

gettyimages-469711926-612x612

As pessoas, normalmente, estão habituadas a observar as expressões do rosto e não do restante do corpo. Imagina que destaque pode lhe proporcionar, saber ler o corpo? Em negociações, palestras, entrevistas de emprego, relacionamentos íntimos, entre outros.

É claro que o corpo não está dissociado da linguagem verbal, portanto cuidado ao fazer interpretações precipitadas. O corpo fala, mas é preciso observar todo o contexto em que a comunicação está ocorrendo.

Saber reconhecer se seu ouvinte está interessado no que você está dizendo pode ser o que faltava para você conseguir fechar um negócio ou conseguir aquele emprego tão sonhado.

Se uma pessoa está interessada em alguém ou em algo, seu corpo se inclina em direção à ele.

O corpo mostra abertamente seu interesse à pessoa ou objeto quando o olhar, inclinação e tensão do corpo estão em direção do objeto/pessoa de interesse.

Observe o homem circulado na figura abaixo, ele está com o corpo inclinado na direção oposta de quem está falando, isso já pode ser um indicativo de desinteresse.

Apresentação1

O que, então, diferenciaria a resistência do desinteresse?

Perceba que nesta imagem acima o homem está com o corpo relaxado, o que na linguagem corporal quer dizer que aquilo que a mulher está apresentando não merece atenção.

Percebendo isso a mulher pode: tentar uma abordagem diferente no jeito de falar, trocar o assunto ou poupar suas energias e finalizar o que estava falando.

Percebe como uma interpretação dessa pode te auxiliar à atingir seus objetivos?

Quando nota-se que o ouvinte está com resistência ao que está ouvindo podemos tentar supor quais são suas objeções e dar soluções antes mesmo que o ouvinte se pronuncie. No caso do desinteresse precisa-se tocar as emoções de quem está ouvindo, pois sua linguagem corporal demostra que ele não está minimamente comovido com o seu discurso.